Ação-piloto : Capacitação de migrantes menores não acompanhados através de co-criação multimodais em situações de mobilidade errática

É importante implementar esta ação-piloto porque…

menores não acompanhados em mobilidade errática são uma população particularmente vulnerável entre os jovens migrantes. Caracterizados por uma mobilidade transeuropeia significativa e problemas de saúde sérios, estes jovens muitas vezes escapam dos programas de apoio infantil e acabam envolvidos em redes de delinquência, o que explica o baixo conhecimento disponível desta população, para não mencionar uma exposição negativa nos meios de comunicação e a ausência de políticas para protegê-los e garantir os seus direitos.

O objetivo desta ação-piloto é…

promover a capacitação de menores não acompanhados em mobilidade errática, através de workshops multimodais, que incluem música, vídeos, fotografia e redução de riscos. Estas atividades destinam-se a promover a auto-expressão e capacitação dos participantes, e irão ajudar a identificar e refletir sobre as necessidades deste grupo-alvo em termos de educação informal e não-formal.

Primeira testagem da ação-piloto em


France

Segunda testagem da ação-piloto em


Portugal

Foi reunido um grupo de stakeholders para avaliar a situação deste grupo-alvo e a abordagem que precisa de ser tomada em relação às questões de saúde. Neste enquadramento, foi preparado um conjunto de recursos de redução de riscos que será co-criado durante as atividades.

As atividades da ação-piloto irão decorrer em Melilla, Bilbau e Marselha, e incluirão um grande leque de atividades, como fotografia, vídeos, música rap e formação em redução de riscos de pares-para-pares.

Esta ação-piloto irá contribuir para abordar alguns dos seguintes objetivos:

  • Promover a capacitação de menores não acompanhados em mobilidade errática através da promoção do seu acesso a educação informal e desenvolver capacidade para a sua voz ser auscultada entre os stakeholders;
  • Promover sentimentos de confiança e valores entre os jovens através de práticas de auto-expressão e artísticas;
  • Melhorar os meios de (auto-)cuidado e sensibilização para a saúde através da abordagem de redução de riscos;
  • Desenhar e disseminar os recursos de redução de riscos adequados a menores não acompanhados em mobilidade errática.

Galeria de fotos do workshop de co-criação com jovens migrantes em trânsito em Melilla

Video clipe resultante do workshop de co-criação com jovens migrantes em trânsito em Melilla