Mentoria para uma melhor integração

É importante implementar esta ação-piloto porque…

O ambiente escolar é um contexto social integrador fundamental, e nós acreditamos que é importante envolver a comunidade de acolhimento no processo de integração de migrantes. Assim, o programa de mentoria assenta numa metodologia participativa, em que os atores relevantes das escolas (professores, associações de pais, e, principalmente, alunos) serão envolvidos no processo de planeamento (por exemplo, o estabelecimento de relações de mentoria entre jovens portugueses e jovens migrantes) e nas atividades (por exemplo, eventos coletivos, atividades de formação) que facilitam o processo de integração dos alunos migrantes.

O objetivo desta ação-piloto é…

Responder diretamente às necessidades que jovens migrantes e refugiados têm em relação ao processo de integração no ambiente escolar e, simultaneamente, sensibilizar os atores escolares para o seu papel e responsabilidade em contribuir para a integração de jovens migrantes nas escolas. O objetivo deste programa é criar uma rede de apoio social e emocional para os alunos migrantes no ambiente escolar, pautada pelo respeito de alguns valores essenciais – democracia, solidariedade e liberdade – que garantam o desenvolvimento da autonomia dos migrantes, a confiança e o bem-estar na escola, e o apoio ao intercâmbio intercultural.

Primeira testagem da ação-piloto em


Portugal

Segunda testagem da ação-piloto em


Polónia

Ao longo da ação-piloto, quer os jovens migrantes, quer os jovens não-migrantes, bem como as associações de pais e os professores, serão encorajados a refletir sobre o seu papel no processo de integração de migrantes. As sessões de formação e os encontros irão contribuir para desenvolver a responsabilidade cívica e social destes atores, as competências de empatia e a adesão a valores multiculturais. A metodologia subjacente a este programa promove a crescente autonomia dos atores da escola ao longo da ação-piloto, tornando-a sustentável a médio e longo prazo.

Esta ação-piloto irá contribuir para abordar alguns dos seguintes objetivos:

  • Criar um ambiente onde jovens migrantes se sentem acolhidos e seguros para livremente se expressarem.
  • Promover a integração de jovens migrantes no ambiente escolar e envolver toda a comunidade ao longo deste processo.
  • Sensibilizar as instituições locais (nomeadamente as escolas) sobre o seu papel em ativamente contribuir para a integração de alunos migrantes.
  • Promover a autonomia das instituições para dar continuidade a este programa no futuro.

Galeria Multimédia