Formação de professors e envolvimento da família em abordagens pluralistas à educação da língua

É importante implementar esta ação-piloto porque…

os fenómenos de migração intensa nos últimos tempos fizeram com que em Itália e noutros países europeus se criassem sociedade multilingues. Como consequência, as instituições escolares tiveram sempre atitudes ambivalentes em relação ao multilinguismo: as escolas têm sido concebidas como agentes de ensino da língua nacional a novas gerações de cidadãos, em prejuízo de ensino multilingue; ao mesmo tempo, muitas ações e documentos institucionais têm encorajado uma atitude mais aberta em relação ao passado multilingue dos estudantes. Neste sentido, agora mais do que nunca, uma renovação nas práticas da formação dos professores é necessária, e uma mais coerente estratégia de sinergia entre os diferentes stakeholders (professores, estudantes, famílias e comunidades) deve ser implementada. A natureza bottom-up das atividades desta ação-piloto levará ao envolvimento de todos os stakeholders, e a uma estratégia de co-construída que aborda os problemas concretos do ensino e o envolvimento de famílias das crianças migrantes.

A ação-piloto terá lugar em escolas primárias e básicas com uma população culturalmente diversa, entre os 6 e os 14 anos de idade.

Primeira testagem da ação-piloto em


Itália

Segunda testagem da ação-piloto em


Espanha

O objetivo desta ação-piloto é…

criar condições e atividades para que competências multilingues sejam valorizadas como recurso e oportunidade na escola.

As equipas da Universidade de Turim e da Universidade de Bolonha irão colaborar com escolas e famílias para desenvolver e implementar uma série de atividades que pretendem:

  • Sensibilizar professores, estudantes e famílias sobre os benefícios e os resultados educacionais de uma pedagogia multilingue;
  • Capacitar as famílias na educação escolar das crianças, promovendo sinergias bottom-up e construindo um ambiente de aprendizagem multilingue transversal, que possa apoiar o uso de um reportório multilingue;
  • Apoiar os professores no desenvolvimento de práticas eficientes para o uso e valorização de reportórios plurilingues.
P3 teachers-family involvement-2-small

Esta ação-piloto irá contribuir para abordar alguns dos seguintes objetivos:

  • Aumentar a integração de recursos e competências de estudantes multilingues nas práticas de ensino regulares;
  • Desenvolver estratégias cognitivas, metalinguísticas e comunicativas na sala de aula;
  • Promover os reportórios linguísticos das crianças na sala de aula;
  • Aumentar o envolvimento ativo dos pais com passado migrante nas atividades de ensino e na comunidade.

Galeria fotográfica dos cartazes produzidos para mostrar as diferentes actividades realizadas nas escolas