Projeto

O projeto NEW ABC irá implementar nove ações inovadoras em nove países da EU, cujo objetivo é promover a inclusão de crianças e jovens refugiados e migrantes nas comunidades de acolhimento através da educação. De facto, a impossibilidade das crianças e jovens de aprenderam experimentando, de desenvolver e de livremente desenvolverem as suas capacidades, talentos e aspirações (Save the Children, 2017), é um fator fundamental em explicar como as desigualdades contribuem para a falta de integração e prejudicam o futuro de crianças imigrantes e vulneráveis.

Políticas de modelo top-down e a pobre incorporação da voz e das capacidades das crianças e dos jovens para a agência significou que as crianças e jovens imigrantes têm sido ou largamente negligenciados, ou incluídos de forma simbólica, apenas. O NEW ABC está comprometido com uma mudança sustentável e inovadora na educação mainstream que possibilite e crie condições de capacitação para todos os stakeholders envolvidos para que se tornem atores efetivos de mudança, em vez de só fazerem recomendações de políticas. Neste sentido, as ações-piloto co-criadas do NEW ABC são multidimensionais e envolvem diversos grupos de stakeholders. Crianças e jovens (estudantes migrantes e não-migrantes, menores não acompanhados, requerentes de asilo jovens e refugiados) serão envolvidos como participantes ativos em todas as ações. Estas ações incluem a participação de escolas e professores, organizações da sociedade civil locais, ONGs, centros de ensino e interculturais, comunidade e famílias e irão desenvolver recursos de aprendizagem formal, informal e não-formal.

Além de co-criar e implementar boas práticas novas, outras boas práticas que já mostraram ser eficazes num determinado país também serão adotadas. Cada ação-piloto representa uma resposta a necessidades localmente identificadas, determinadas por desafios linguísticos, culturais, sociais, emocionais que as crianças e os jovens enfrentam quando acedem ao sistema educativo ou quando são excluídos dele. O objetivo de adotar estas práticas é alcançar o desenho e formulação de políticas locais, nacionais e internacionais mais eficientes para a educação e inclusão.