Ação-piloto: Juntos podemos aprender o nossos mundos

É importante implementar esta ação-piloto porque…

vai estruturar um enquadramento intersectorial para o diálogo intercultural baseado na transformação do património regional e de base sociocultural.

Esta ação-piloto é importante pois o enquadramento proposto pressupõe a construção da identidade das crianças, locais e migrantes, em torno da história e do património da região em que vivem, na tentativa de encontrar âncoras para a identidade na base regional sociocultural.

Primeira testagem da ação-piloto em


Polónia

Segunda testagem da ação-piloto em


Espanha

O objetivo desta ação-piloto é…

estabelecer os padrões profissionais para assistentes multiculturais a crianças como mediadores interculturais multidisciplinares que trabalham em ambiente infantil. Nós acreditamos que estes atores quando são da confiança das crianças, podem ser uma das principais formas institucionais de apoio à integração das crianças. O seu papel é o de mediação entre a escola, os professores, as crianças, as suas famílias e os pares, de forma a construir diálogo e compreensão mútua, bem como competências e sensibilidade cultural.

As crianças que são capacitadas por estes assistentes serão encorajadas a expressar as suas experiências artisticamente e a gravar essas experiências num livro – metade diário, metade ferramenta educacional. O modelo de assistência, descrito e analisado em conjunto com os registos de LLL inseridos pelos assistentes, servem de base para a recomendação política.

Esta ação-piloto irá contribuir para abordar alguns dos seguintes objetivos:

  • Expandir conhecimento sobre educação regional e as suas formas não-formais;
  • Capacitar assistentes interculturais como assistentes sociais autónomos – e não só para ajudar professores;
  • Capacitar as crianças a ancorarem-se num novo ambiente e fornecer às crianças locais competências adicionais.