Ação-piloto: As aventuras do Principezinho no mundo

É importante implementar esta ação-piloto porque…

a ação-piloto irá permitir que as crianças migrantes abordem os seus problemas diários e experiências traumáticas de uma forma que suplanta a cultura e a língua e permite que as crianças formem conexões significativas com os seus pares e a comunidade. Através das atividades da ação-piloto, a voz das crianças migrantes será ouvida, o que é muito importante, dado que a sua visão, as suas preocupações, ideias, e medos são várias vezes negligenciados ou ofuscados pelas atitudes e perceções dos adultos.

O objetivo desta ação-piloto é…

Aumentar a resiliência das crianças migrantes através da reformulação da narrativa das suas experiências, permitindo que elas se sintam integradas no ambiente escolar. A ação-piloto dirige-se a dois grupos de idade, que são os alunos da escola primária e os alunos da escola secundária.

A ação-piloto irá desenvolver um conjunto de recursos de formação que abordam as necessidades emocionais das crianças migrantes e contribuem para melhorar a sua integração.

Primeira testagem da ação-piloto em


Chipre

Segunda testagem da ação-piloto em


Reino Unido

Doze conceitos do livro “O Principezinho” serão retirados em forma de citações curtas e que representem pilares de experiência humana, tais como conexão, perda, trauma, isolamento, amizade, mudança, comunicação, etc. Usando estas citações, as crianças irão explorar as ideias, dar exemplos, e criar e contar as suas próprias histórias, através de desenhos, palavras e jogos.

Assim que os doze conceitos tiverem sido explorados, as crianças desenvolvem resiliência através da compreensão da universalidade desses sentimentos, ideias e conceitos que transcendem cultura, religião ou localização.

Esta ação-piloto irá contribuir para abordar alguns dos seguintes objetivos:

  • Promover a resiliência de crianças migrantes;
  • Apoiar as pessoas que trabalham para a integração de crianças migrantes, oferecendo um Manual de implementação da metodologia da ação-piloto junto dos seus grupos;
  • Desenvolver uma melhor compreensão das necessidades das crianças migrantes e como abordar essas necessidades de uma forma adequada e eficaz;
  • Construir modelos de cooperação para influenciar decisores políticos no Chipre para melhorar as condições de vida, o tratamento e as oportunidades de aprendizagem de crianças migrantes.

Galeria Multimédia

Actividades com alunos

Formação de professores