O NEW ABC irá implementar nove ações-piloto (consulte em baixo) para a inclusão de crianças e jovens migrantes no contexto educativo, que serão co-desenhadas pelos parceiros e pelos stakeholders, e são vistas como exemplos de boas práticas que serão testadas nos nove países envolvidos no projeto. Irá também ser criada uma plataforma para fornecer um espaço virtual de partilha, discussão e comentários à co-criação, bem como à avaliação do processo de pré-implementação e pós-implementação das ações-piloto.
A abordagem “whole child” será considerada no projeto, focando-se não só nas necessidades académicas dos estudantes migrantes, mas também nas suas necessidades sociais e emocionais. Isto implica ter uma visão holística da educação e do desenvolvimento académico, mas também reconhecer a necessidade de criar ambientes de aprendizagem formal, informal e não-formal, que se foquem nas competências e necessidades das crianças, das suas famílias, das comunidades e dos stakeholders envolvidos no contexto educativo.
O NEW ABC irá garantir o desenvolvimento de sinergias horizontais e verticais entre stakeholders e grupos que normalmente não interagem e vai permitir que a voz de todos os stakeholders envolvidos, particularmente as crianças, seja ouvida. A capacitação e o desenvolvimento de agência de grupos vulneráveis têm como objetivo fazer com que todos os stakeholers sejam atores efetivos de mudança e que não façam apenas recomendações de políticas top-down na esperança de que sejam adotadas como prática comum.
Através do modelo de investigação-ação participativa, os stakeholders e a comunidade/sociedade serão capacitados e vão continuar a ter a sua voz ouvida, a tomar responsabilidade por ações futuras e a tornar visíveis para os decisores políticos as necessidades e as soluções criadas em conjunto.